quinta-feira, 27 de outubro de 2022

ÁGORA e SALOMÉ e ANA

ÁGORA
(Principal praça pública nas cidades da Grécia antiga) 

Ana Luisa Amaral

~ * ~

SALOMÉ

(Salomé, Henri Regnault,1870)
*
SALOMÉ ANTES DO CRIME

Mesmo pensada, 
a traição tem sabor 
que dulcifica

Como bater de remos
ou pequenas aragens 
invade o coração

Protegida na escuridão 
da mente 
ganha fulgores 
de coisa desejada

Ama 
nos extremos 
do saber

~ * ~

(Heródias com a cabeça de João Batista, Elisabetta Sirani, c. 1650)

*

A EXECUÇÃO

aqui está, minha filha: 

tu desejaste 
e eu Executei

e ela Pintou-o 
entre gesto e anseio

e deu -me 
esta tristeza assim, 
partida ao meio 

e um sorriso suspenso 
e um olhar 

de menos vida 
que a vida Dele

ausente

~ * ~

(Salomé com a cabeça de João Batista, Andreia Solárioi, c. 1506-1507)
*
SALOMÉ APÓS O CRIME

Quantas vezes te vi 
e me surpreendi porque te olhava? 
sentindo a tentação de te espiar 
e o desejo de amar 
o que não tinha

Como saber 
pelos sonhos mais nus 
que me assaltavam 
que eu não era paisagem para ti?

Dizem luxúria só
onde houver amor 
e um crime tão enorme de luxúria: 
mas eu quis-te indefeso 
como festa, 
os teus lábios a festa para mim 

Quantas vezes me vi 
pensando no meu crime 
e na história dos homens 
a julgar-me! 

Mas o que eu li 
na bandeja do crime 
foram os olhos com que tu 
me olhavas 
(finalmente eu paisagem) 

e a luxúria 
que há sempre 
no amor

~ * ~

 Ana Luísa Amaral nasceu a 5 de abril de 1956, em Lisboa. 

Autora de mais de três dezenas de livros, entre poesia, teatro, ficção, infantis e de ensaio, a sua obra está traduzida e publicada em diversos países. 

Obteve várias distinções e prémios em Portugal e no estrangeiro, como a Medalha da Cidade de Paris, a Medalha de Ouro da Câmara Municipal do Porto, por serviços à Literatura, o Prémio Literário Correntes d’Escritas, o Premio de Poesía Fondazione Roma, o Grande Prémio de Poesia da APE, o Prémio PEN de Ficção, o Prémio Vergílio Ferreira, ou, ainda, o Prémio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana. 

Traduziu diferentes poetas, como Emily Dickinson, William Shakespeare ou Louise Glück. Foi professora jubilada da Faculdade de Letras do Porto e membro sénior do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde trabalhou nas áreas de poéticas comparadas e estudos feministas. 

Morreu a 5 de agosto de 2022.

*

Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana. (2021)
*

~ Novembro 2019 ~ Assírio & Alvim ~ 

*

(Post by Zé Marrana)

5 comentários:

  1. Já tinhas colocado a biografia da senhora no outro post. Andas distraído...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não ando não, faz parte da retórica e da estrutura do 'post'...

      Eliminar
  2. Mas afinal... quem cortou a cabecita do João? A Salomé ou a Heródias? Convém esclareceres...

    ResponderEliminar
  3. A víbora! E depois foi a filha que arcou com as culpas, só por ter acedido ao pedido da mãe!

    ResponderEliminar

Diga bem, diga mal, mas dê-nos a sua opinião: ela é muito importante para nós!